sábado, 25 de abril de 2009

PILATES PARA CRIANÇAS



O Método Pilates é uma das atividades mais indicadas para as crianças, uma vez que é dinâmico, e possui uma grande variabilidade de exercícios e aparelhos, conquistando-as de imediato. Por ser lúdico, relaxante e principalmente, trabalhar de forma globalizada toda a musculatura corporal, inclusive promovendo a reeducação corporal, é utilizado para corrigir as alterações posturais tão frequentes nesta fase da vida infantil. Os maus hábitos posturais adquiridos, no dia-a-dia, decorrentes do peso excessivo das mochilas escolares, da postura relaxada em frente à televisão ou ao computador e até mesmo a cadeira escolar, podem ser trabalhados através da prática dos exercícios do Método Pilates, proporcionando o fortalecimento e o alongamento muscular, além da conscientização corporal, com resultados rápidos e duradouros.

Por que as crianças devem praticar Pilates?Hoje, devido à modernidade, deixaram de brincar de subir em árvores, andar de bicicleta, brincar de correr, e isto faz com que deixem, também, de ter o seu crescimento natural, como devido desenvolvimento muscular, o alongamento necessário e evitando a obesidade infantil decorrente dos períodos longos em frente ao computador, video-games, ou TV. o Método Pilates contribuiria eficazmente, como no caso das crianças hiperativas, uma vez que seria beneficiadas com o ganho de atenção pela concentração e controle, e pelo relaxamento. Já nas crianças com desvios posturais, estas seriam beneficiadas com a reeducação postural e conscientização corporal, por estarem fortalecendo e alongando as musculaturas responsáveis pelo bom alinhamento corporal.

Crianças acima de oito anos já têm capacidade maior de concentração e atenção, fundamentais para o pilates, que trabalha a partir do auto-conhecimento do corpo. Por isso, as que possuem essa idade já podem praticar. Elas utilizam os mesmos aparelhos que os adultos, porém há uma adaptação para atender a altura delas. A professora utiliza almofadas, caixas de diferentes tamanhos e molas menores.




Studio Pilates Daniela Costa