segunda-feira, 27 de abril de 2009

PILATES PARA GRÁVIDAS



Durante a gravidez a palavra-chave do Pilates é a concentração. Os exercícios são lentos, com controle da respiração e total observação dos músculos trabalhados.

No caso das futuras mamães, é feita uma adaptação dos movimentos onde eles são suavizados. As posições de alguns exercícios também são modificadas para não entrar em choque com a anatomia da grávida. Os benefícios aparecem rapidamente.

A área pélvica é bastante trabalhada, assim como os glúteos e o abdômen. Isso dá maior sustentação para a barriga e para a coluna, alivia dores lombares, melhora a irrigação sanguínea, evitando inchaços e varizes. A respiração correta traz tranquilidade à mulher, auxilia a inspiração e a expiração no final da gravidez, quando a barriga avantajada pressiona o diafragma dando aquela sensação de falta de ar e, de quebra, pode ajudar no hora do parto normal. Uma aula de Pilates normalmente começa com trabalhos de respiração. Depois exercita-se a área pélvica, quando se consegue um equilíbrio e conhecimento dessa região, e a soltura das articulações. Na sequência, entram em ação os aparelhos para alongamento e tonicidade muscular. Para finalizar, um bom relaxamento.


Não existe uma regra para as futuras mamães que querem fazer Pilates. Tudo depende do aval do médico. Normalmente, se a mulher não se exercitava antes de engravidar, o melhor é começar depois do terceiro mês, bem devagarinho. A hora de parar também varia de pessoa para pessoa, se a grávida estiver bem e o médico permitir, ela pode fazer aulas até o fim. Conforme a barriga vai crescendo, a gente vai adptando os exercícios e, principalmente, respeitando os limites e sensações de cada uma.


Studio Pilates Daniela Costa