sábado, 16 de maio de 2009

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O MÉTODO PILATES:


 Qual a diferença entre RPG e Pilates?

RPG – Método terapêutico que é realizado de forma estática, através de posturas que estão relacionadas com as cadeias musculares visando os ajustamentos posturais para a reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, reequilibrando os músculos que mantém a postura.
PILATES - É uma atividade de alongamento e exercício físicos que se utilizam do peso do próprio corpo, assim como de aparelhos e acessórios para sua execução. Através da concentração, controle, ativação do centro de força, fluidez do movimento e respiração promove grandes benefícios.

Qual a diferença com a musculação?
O pilates não trabalha com pesos, as resistências são feitas com molas ou peso do próprio corpo. Trabalha com poucas repetições e mais controle dos movimentos. Se engana quem quer ficar “marombado“ com o pilates, pois este deixa um visual tonificado (musculo durinho) porém sem exageros e sem grandes hipertrofias.Além de trabalhar a musculatura mais interna e a musculação a musculatura mais superficial.

O pilates é parecido com a yoga?
Ele se parece com a yoga no sentido de que exige concentração, e controle dos movimentos, porém a aula de pilates é muito mais intensa e dinâmica e faz uso de equipamentos específicos do próprio método.

Qual a diferença da aula de pilates ministrada por profissionais de educação física de outras ministradas por fisioterapeutas?
O profissional de educação física está habilitado a trabalhar com pessoas que procuram o método a fim de melhorar qualidade de vida, atividade de vida diária, fortalecer e alongar os músculos e melhorar a postura.Fisioterapeutas trabalham com a parte de reabilitação ou em caso de dores crônicas ou agudas, sejam elas de origem articular, muscular, etc.

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Pilates ajuda muito a melhorar a postura. Em todos os exercícios a correção postural é de extrema importância que somado ao ganho de força e flexibilidade implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. As dores no corpo que são de causas posturais, por falta de flexibilidade ou força geralmente melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.


O Pilates emagrece?
Pilates não é uma prática de grande gasto calórico, o que realmente é necessário para emagrecer, portanto Pilates não emagrece. Quando associado a outros atividades, por exemplo caminhada,corrida, natação ou a uma dieta de menor consumo calórico, a prática de Pilates ajuda a emagrecer.


O pilates reduz medidas?
Sim. Pelo fato dele tonificar a musculatura, o pilates pode reduzir medidas, principalmente da barriga, pois a contração muscular abdominal é exigida o tempo todo.


Quantas vezes por semana devo praticar o Pilates?
Se você já pratica outros atividades é recomendado de 1 a 2x por semana, mas se você é sedentário 3x por semana.

Se deve praticar Pilates quantas vezes for possível na semana, pois quando bem treinado a musculatura do corpo não sofre fadiga a ponto de ser necessário um longo período de repouso. Portanto é só escolher um bom instrutor analisando sua formação e então começar a praticar.

Qual o tempo leva para se ver o resultado do Pilates?
Quando praticado com freqüência, com um a dois meses de treino já se percebe algumas diferenças, como uma musculatura mais “firme”, uma maior flexibilidade e uma sensação de que se está com uma melhor postura.


Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim. Pois o pilates é um método muito consciente que se preocupa com a boa postura e com as limitações do indivíduo.


Pilates ajuda no tratamento de pessoas com depressão?
O método pilates pode ajudar muito por ser uma modalidade mais calma, que exercita a concentração, a respiração e o relaxamento. Após três ou quatro semanas de práticas, a pessoa sentirá sua auto-estima mais elevada , pois se sentirá mais feliz, com melhores resultados médicos e até algumas alterações estéticas.


Quem faz musculação pode fazer pilates?
Deveria ser “obrigatório” unir os dois métodos!A musculação é um excelente trabalho de fortalecimento, o pilates pode dar a esses praticantes de musculação entre outros benefícios o ganho de amplitude de movimento(através do alongamento) para que durante os exercícios o aluno trabalhe a musculatura de forma completa, promovendo maiores ganhos de força, resistência ou hipertrofia.


Qual o benefício do pilates para atletas corredores?
Além dos mesmo benefícios já citados acima, o trabalho de propriocepção(equilíbrio) é muito importante para esses atletas, evitando futuras lesões principalmente articulações do tornozelos, joelhos e coluna. Acaba sendo um trabalho divertido, pois podemos trabalhar de forma específica ”imitando” os movimentos da corrida, o que é permitido de forma perfeita através dos aparelhos de pilates.

 
Studio Pilates daniela Costa