sábado, 19 de dezembro de 2009

EXERCÍCIOS INDICADOS PARA DESATIVAR OS PONTOS-GATILHO

O Pilates tem dado sua contribuição, através de exercícios específicos de Respiração, alongamentos e fortalecimento do corpo de forma mais integrada e harmoniosa. Independente do seu problema, a dor irá melhorar ao relaxar a musculatura que está tensa e aprendendo a mantê-la relaxada. A correção dos movimentos é fundamental para que você não quebre o ciclo de relaxamento, movimento errado, tensiona novamente.

-Mobilização escapular (soltar a sua escapula, massageando a musculatura em volta da mesma);
-Aumentar a amplitude de movimento dos braços, fortalecendo-os;
-Alongar Peitoral Maior e Menor;
-Organizar a Cintura Escapular;
-Automassagem com bolinha de tênis:

•Em decúbito dorsal, braços ao lado do corpo e pernas flexionadas, colocar as bolinhas de tênis entre as escápulas e a coluna e deixe o peso do corpo pressionando os pontos, inspire e eleve os braços para cima da cabeça e expire voltando os braços ao chão. Podendo ser feita com elevação do quadril, sendo que a pressão ficará maior nos pontos-gatilhos.





•Em decúbito dorsal, braços ao lado do corpo e pernas flexionadas, colocar a bolinha de tênis entre o limite do músculo do pescoço e o crânio.

1.Pontos mais tensos podem permanecer doloridos durante alguns dias.
2.Se não tiver um parceiro para massagear as costas, posicione a bolinha entre você e uma parede ou o chão.
3.Nunca pressione as vertebras.
4.A bolinha de tênis ideal é aquela que os tenistas jogam fora.
5.Não use bolinha muito macia, elas não pressionam o suficiente.

-Automassagem com a bola mucha:

•Coloque embaixo da cabeça, deitada. Ao inspirar olhe levemente para cima e ao expirar olhe levemente para baixo. Tente fazer os movimentos pequenos com o mínimo de dor.
•Depois inspire olhando para o teto e na expiração relaxe o pescoço e olhe levemente para um lado. Volta inspirando para o meio e expira olhando para outro.
•Por ultimo imagine um relógio e que seu nariz tem que fazer movimento horário passando pelo 3 / 6/ 9 /12. Agora desenhe um círculo bem pequeno e bem redondo no teto. Quando você inspira o nariz sobe e quando expira ele da a volta e vai pra baixo.
•Faça movimentos pequenos e com a menor contração muscular possível. Caso sinta dor ao realizar, tente fazer menor e com menos força, se ao repetir a dor não aliviar, para imediatamente. Continue caso, a dor diminua com a repetição.





Studio Pilates Daniela Costa