domingo, 24 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO POSTURAL

Em primeiro lugar, para se caracterizar um desvio postural, deve-se ter o conhecimento do que é postura correta.
A boa postura é aquela que um indivíduo, em posição ostostática exige pequeno esforço da musculatura e dos ligamentos para se manter nessa posição. Representa um alinhamento dinâmico dos vários segmentos corporais, nas várias posições, de tal maneira que, cada segmento ocupe uma posição próxima à sua posição de "equilíbrio mecânico". Assim, ele encontra o melhor equilíbrio estático.

AVALIAÇÃO POSTURAL: tem como finalidade prevenir e futuramente corrigir possíveis alterações posturais existentes.Consiste em determinar e registrar, se possível através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos.

Vários são os fatores que podem interferir na postura :
•anomalias congênitas e/ou adquiridas,
•má postura,
•obesidade,
•alimentação inadequada,
•atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
•distúrbios respiratórios,
•desequilíbrios musculares,
•frouxidão ligamentar e
•doenças psicossomáticas.


A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:As alterações mais freqüentes se encontram relacionadas abaixo :
Sócio-culturais:
Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.
Psicológicos:
Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.
Biológicos:
São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).


COLUNA VERTEBRAL

 Hiper lordose lombar e/ou cervical
• Lordose

É o aumento anormal da curva lombar ou cervical levando a uma acentuação da lordose lombar ou cervical normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose lombar).

Hiper cifose dorsal Flexível ou Rígida
• Cifose

É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Escoliose
• Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro.

Costa Plana

Hérnia de disco

CINTURA ESCAPULAR

o Protrusão (Rotação interna dos ombros ),
o Protração escapular,
o Retração escapular,
o Depressão escapular,
o Ombros assimétricos,
o Encurtamento do trapézio.

CINTURA PÉLVICA
o Desvio de quadril
o Assimetria de quadril
o Protusão abdominal

MEMBROS INFERIORES

o Joelhos genu flexo,
o Joelhos genu recurvato,
o Joelhos genu valgo,
o Joelhos genu varo,
o Pé abduto,
o Pé aduto,
o Pé valgo,
o Pé varo,
o Pé plano,
o Pé cavo,
o Pé calcâneo,
o Pé equino.

Para que possamos estar em boa postura, é necessário uma harmonia/equilíbrio do sistema neuromusculoesquelético.

Para a avaliação postural podemos utilizar alguns materiais para melhor avaliar os alunos/clientes submetidos ao programa de atividades reeducativas:

a) Objetivos:

• Uso de radiografia (solicitada pelo médico que acompanha o programa),
• Fotografia.

b) Subjetivos:

• Uso do tato e da visão,
• Observando o aluno de costas,
• Perfil direito, perfil esquerdo,
• Frente e antero-flexão,
• À frente do simetrógrafo.

Devemos observar nosso aluno globalmente como um todo, pois um desequilíbrio postural jamais se apresenta de forma isolada, portanto, devemos estabelecer critérios de adaptação morfológica e funcional quanto ao equilíbrio e a coordenação dos movimentos do corpo.

Não importando o plano que estaremos analisando, devemos estar associando sempre a linha de gravidade. Os segmentos que não estiverem compatíveis com o eixo perpendicular ao solo estarão em desequilíbrios.

Todas estas alterações posturais correspondem ao desequilíbrio do sistema dinâmico e estático, muitas vezes acarretando desconforto, algias e incapacidades funcionais.

Fonte: Carnaval,Paulo Eduardo; MEDIDAS E AVALIAÇÃO em ciências do esporte, 3a ed, Editora Sprint, 1998

Studio Pilates Daniela Costa