domingo, 7 de fevereiro de 2010

GRÁVIDAS, SEU CORPO EM TRANSFORMAÇÃO

Que alegria, ficamos aos pulos ao saber que vem bebê por ai!! Poder escrever e homenagear minha irmã caçula que está grávida e a todas as mulheres que também serão mamães é uma honra , os posts desse mês são dedicados as futuras mamães.

Junto a essas emoções não esqueçam o PRÉ - NATAL, pois é através destas consultas regulares que deverá orientar a gestante sobre: exames e vacina necessários, a alimentação adequada, a evolução de sua gravidez, enfim, PRÉ - NATAL oferece o apoio para o desenvolvimento saudável de sua gestação.


Vale à pena relembrar esse post PILATES PARA GRÁVIDAS:

Cada mulher vivencia a gravidez de um modo absolutamente diferente, durante esses nove meses passarão por muitas mudanças. Entender essas mudanças que estão acontecendo fará com que você se sinta mais tranqüila.

Hormônios

O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios responsáveis pela criação das condições perfeitas para a gravidez e para o crescimento do seu bebê.

A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos que permitem estabilidade as articulações. As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas preparando-se para o parto.

O método pilates incentiva controle muscular postural, evitando problemas comuns nas articulações e a tensão lombar.

Aumento do volume sanguíneo

Ao final da gestação seu volume de sangue aumenta de 30-40% e seu coração precisa trabalhar muito mais para bombear todo esse sangue por seu corpo, pela placenta e pelo corpo do bebê.

Circulação

Alterações hormonais também podem afetar as válvulas em suas veias que normalmente previnem o refluxo de sangue.

Retenção hídrica

Os níveis de fluído linfático, líquido amniótico e água para todos os tecidos do corpo aumentam durante a gravidez. A sensação de cansaço, dores de cabeça, letargia e dificuldade de concentração, são causadas, com freqüência, pela deficiência na ingestão de água.

Sistema Digestivo

Durante a gravidez o sistema digestivo se torna mais lento, o que muitas vezes causa azia, indigestão ou constipação.

Aumento das mamas

Mamas mais pesada acrescentam sobrecarga de peso à parte superior do corpo, estimulando encurvamento dos ombros e uma postura relaxada. No pilates reduzirão a tensão na parte superior das costas e nos ombros e aumentará sua conscientização postural.

Diástase dos retos abdominais

À medida que o bebê cresce, seu útero se expande e os músculos do abdômen se alongam. O músculo do reto do abdômen se estira e se separa, a fim de permitir sua expansão.

Se você passar por essa separação do músculo reto do abdômen, não execute nenhum exercício tradicional de flexão, já que o útero e as vísceras estão sem apoio suficiente.

Músculos de sustentação do tronco e da coluna vertebral

Transverso do abdômen, esse músculo ajudará a sustentar seu bebê e sua coluna, evitando que sua pelve se desloque muito para frete, o que pode causar desconforto na região lombar durante os estágios finais da gravidez.

Ele também é principal músculo usado durante o trabalho de parto, utilizando-o para “empurrar” o bebê.

Separação da sínfise púbica

A sínfise púbica une os ossos púbicos na frente da pelve, formando uma proteção cartilaginosa que exerce um papel importante para ajudar a estabilizar a pelve. Facilita a expansão necessária para passagem do bebê pelo canal do parto.

Evite quaisquer atividades que causem dor nessa região.

Assoalho pélvico

Responsável pela estabilidade postural, ajuda apoiar o útero em crescimento e devem permanecer forte e elástico para aguentar as exigências da gravidez e do trabalho de parto.

Fortalecer esse músculo auxiliará no alívio ou na prevenção dos possíveis problemas nos intestinos ou bexiga.

 
Studio Pilate Daniela Costa