quarta-feira, 21 de abril de 2010

... o cansaço é apena um simples detalhe.


... correr é ver o tempo passar em flash, disse um corredor. E depois daquele dia ele nunca mais foi o mesmo. Conseguiu vencer sérios limites, que  a cada dia o surpreendia. A corrida o transformou em um ser ativo, saudável e batedor de limites. Conseguiu vencer o estresse do trabalho, aniquilou a obesidade, bombardeou a diabetes e se transformou em uma referencia na família. Depois daquele dia João Botas Filho nunca mais foi o mesmo.
O cardiologista de João foi severo ao ponto de que, se ele não parasse de comer bobagem e sair do sedentarismo ele estava enquadrado no grupo de risco, e a qualquer momento ele poderia ir a óbito. Triste e desiludido, João resolve procurar um educador físico, onde o mesmo te apresenta a caminhada.” No início houve uma certa resistência...” disse o professor. Mas João foi forte o suficiente para vencer essa barreira, a barreira do começo, a mais árdua de todas. Não contente somente com a caminhada, João desafia o próprio professor, ele quer mais, ele quer correr. Encantado com tal discurso o professor diz que ele ainda não estava apto a corrida  e que algumas semanas ele poderia acrescentar. João o obedeceu e ansioso esperou o tal dia.
Chegou a tal semana, atento a tudo e a todos, o educador físico faz o tal check list:
  1. Tênis com amortecimento, ok
  2. Meia, ok
  3. Short, boné e protetor solar, ok
  4. Água, ok
  5. Monitor Cardíaco, ok
  6. Alongamento, ok
  7. Força de vontade, ok
E daí partiu para os seus primeiros km, era incrível a feição de felicidade do João, sem falar da respiração, passada e concentração. João sabia que ali era só o começo e que a qualquer momento poderia parar. Mas o encanto foi tamanho, a coragem, a garra, a vontade de dizer para si que, a partir de hoje ele era um corredor.
Aí turminha, faça como João, levante da cama, acorde cedo, coloque um par de tênis e vá caminhar, com certeza esse é um bom começo para quem quer um dia disputar a maratona da saúde. Não vacile com a obesidade, sedentarismo mata. Procure um educador físico e faça dele o seu melhor amigo. Segue algumas dicas para uma corrida confortável e segura:
  • Comece gradativo
  • Conheça os seus limites
  • Beba bastante líquido
  • Selecione seus alimentos
  • Convide um amigo pra ir com você, dê preferência a um familiar
  • Escolha um bom par de tênis
  • Seja feliz.

Faça como João, o cansaço é apenas um detalhe.

Postado por
Quinho Castro
Educador Físico
Diretor Técnico da Federação Baiana de Triathlon
Cref: 2744 G Ba

Studio Pilates Daniela Costa