segunda-feira, 5 de abril de 2010

PILATES X CORRIDA


Os corredores buscam formas de melhorar o seu desempenho e execução. Investindo em acompanhamento nutricional, mais tempo no treinamento, mas nem sempre a melhora é satisfatória. O trabalho paralelo do pilates com a corrida gera bons resultados. Menos lesões e mais eficiência, os corredores se beneficiam com a prática de pilates, permitem executar os movimentos com maior eficácia, economizando energia e melhorando a performace.

O corredor precisa estar forte e alongado. O Pilates melhora:
  1. A mecânica de corrida (com a melhora da postura),
  2. Agilidade,
  3. Prevenção de lesões,
  4. Equilíbrio,
  5. Definição da musculatura sem hipertrofia e sem sobrecarga articular,
  6. Fortalecimento do centro do corpo (musculatura estabilizadora da coluna),
  7. Reorganização muscular e
  8. Trabalha a respiração.  

O Pilates trabalha com molas, usando o próprio peso do corpo, com a vantagem que a mola trabalha sem a ação da gravidade; você não vai soltar a força na volta do movimento, como geralmente acontece em outras atividades. 
Nas aulas de pilates se alia força e flexibilidade, dois aspectos fundamentais no treino de corrida evitando o risco de uma lesão ocasionada por alguma musculatura encurtada. Os exercícios são executados com no máximo dez repetições e a evolução do treinamento se dá não pelo aumento das repetições, mas sim pelo maior número de exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular. O objetivo é o máximo controle e precisão de movimentos. A consciência corporal e alinhamento do corpo permitem a realização de movimentos com eficiência, reduzindo a quantidade de contrações desnecessárias de músculos e articulações, ou seja, minimizando o gasto energético. Os resultados do Pilates são mais lentos porque a execução dos exercícios exige uma concentração maior, uma vez que os movimentos são mais complexos. 
O treino de pilates e de corrida ocorre simultaneamente. Em uma prova longa, seria feito um trabalho de amplitude, sem muita força, mais para relaxamento muscular. Quando o treinamento de corrida buscasse força, trabalharia mais força nos exercícios. No treino de corrida como em qualquer outra atividade de auto nível o interessante e saudável é fazer atividades diferentes como complemento dos treinos de corrida.
O corredor que já possui um bom condicionamento físico evolui mais rapidamente na técnica, trabalhando força e alongamento de forma simultânea, observarão uma reorganização postural e o alívio das tensões causadas pela prática repetitiva de movimentos. 

Studio Pilates Daniela Costa