quinta-feira, 21 de março de 2013

BAILANDO COM PILATES


FOTO VICTOR GABRIEL 
BAILARINAS DO CORDÃO GRUPO DE DANÇA
  STUDIO PILATES DANIELA COSTA
 
Joseph Pilates desenvolveu a técnica em 1920 durante a Primeira Guerra Mundial. Ele utilizou molas, colchões, macas e cordas para construir os primeiros equipamentos. Em 1926, se mudou para Nova York com sua mulher, Clara, e abriu um estúdio perto do New York City Ballet. Nesta época, ele aprimorou o método e adaptou os movimentos para os bailarinos, a fim de melhorar a performance e prevenir lesões. Desta forma, foi possível atingir os objetivos dos bailarinos suprindo as necessidades para um corpo forte, alongado, flexível e estável.
 O trabalho pode ser feito através da resistência suave das molas nos equipamentos ou o trabalho contra a gravidade no solo e acessórios.

Joseph Pilates enumerou alguns princípios para serem respeitados durante a prática:

1.Controle / Precisão- Pilates incentiva os movimentos exatos, precisa ter qualidade de movimento
2.Estabilização- O corpo é seguramente estabilizado antes de executar as posturas.
3.Centro- Incentiva o foco mental que acalma a mente. Todo o movimento é iniciado a partir do tronco, e irradia para as pernas.
4.Respiração- Todos os movimentos estão integrados com a respiração diafragmática profunda
5.Alinhamento- O corpo está alinhado com a cabeça, pescoço e coluna vertebral até os dedos dos pés.
6.Fluidez- Todos os exercícios são realizados em um estilo fluido e contínuo, ao invés de focar na repetição.
7.Integração- Todos os grupos musculares são integrados ao trabalho, apoiados pelo núcleo.

FOTO VICTOR GABRIEL - BAILARINAS DO CORDÃO GRUPO DE DANÇA
STUDIO PILATES DANIELA COSTA

Vale ressaltar os aspectos importantes trabalhados pelos bailarinos combinados com os princípios do Pilates que irão garantir a realização dos movimentos com seus específicos gestos motores, promovendo a economia de energia, garantindo que a musculatura correta trabalhe de forma eficiente. A incorporação deste tipo de treinamento aliado à prática diária da Dança apresenta uma ótima combinação para o treinamento dos bailarinos, como uma série de exercícios inteligentes trabalhando corpo e mente.

O objetivo do Pilates com os bailarinos é desenvolver um repertório de exercícios que facilite e aprimore os movimentos, fortalecendo a musculatura estabilizadora do centro através da respiração tridimensional e a consciência de cada seguimento da coluna durante os movimentos. Desta maneira, o alinhamento corporal será mantido facilitando a mobilidade das articulações e minimizando impacto sofrido na região lombar.

Abç,

Daniela Costa